Esses dias estive dando uma sapeada por canais de filmes e vi que tava passando Kickboxer: O Desafio do Dragão, CLÁSSICO da Sessão da Tarde em que Jean Claude Van Damme literalmente fode Tong Po com areia e cacos de vidro. E pensei “porra, onde é que foram parar filmes desse tipo?“. Onde está a porradaria? Filmes testosterônicos AND explosivos ainda hoje estão por aí, inclusive com caras que já os faziam lá na década de 80, mas as bicudas na fuça? O que já tava capengando vai ficar pior, pois numa coletiva no Festival de Cannes, Jackie Chan comunicou que está pendurando o porrete para se dedicar a filmes mais calminhos.
A tal coletiva era a do filme Chinese Zodiac, que estreia no final do ano na China. Chan faz uma busca pelo mundo por 12 artefatos místicos – doze cabeças de bronze dos animais do zodíaco chinês. E no papo com os jornalistas ele diz que quebrou a porra toda, chutou bundas, fez movimentos difíceis e coisas que nunca tinha feito em nenhum de seus trocentos filmes. Mas aí complementa dizendo que gosta de ação mas detesta violência e que o mundo já anda violento demais. Que lutas não são a única mensagem que ele quer passar, que há coisas mais importantes nessa vida e blablabla.
O vídeo (legendado) , onde ele termina dizendo “Obrigado pelo apoio durante todos esses anos! Assistam Chinese Zodiac, meu último filme de ação“. Possivelmente todo esse papo pacifista é uma desculpinha esfarrapada, e a grande verdade é que ele já não deve ter o gás que tinha há dez, vinte anos. Porra, nem dá pra exigir que tenha, já que o ator tem CINQUENTA E OITO anos.
O fato é os filmes de ação ainda tem seus tiozinhos casca-grossa na ativa AND outros caras surgindo. TODOS eles (com exceção de Chan) estão no elenco de Os Mercenários 2, inclusive, risos. Mas o gênero LUTA, pancadaria, movimentos impossíveis, coreografias FODIDAS está ficando praticamente órfão. Não há nenhum ator de uma geração mais recente que sente a vara (!) de maneira épica, um cara do naipe de Chan ou Jet Li. Esse último também tá na patotinha de vovô Sly em Os Mercenários, mas assim que ele também parar com as macaquices, sobra quem?
Alguns diriam Tony Jaa. Realmente o cara é foda, e quem não conhece, basta buscar pelas performances dele no Youtube. Ele faz lá seus filmes, mas ainda tá faltando algo FODA, pra cair nas graças da galera e atrair outros de semelhante epicidade. E mesmo Jaa tá lá com seus 36 anos.
Mas enquanto não aparece um outro espancador frenético que faça jus ao lugar já ocupado por Bruce Lee, Van Damme e agora Jackie Chan, só nos resta apreciar com nostalgia os filmes já feitos.
Seja como for, obrigado por tudo, Jackie Chan, seu lindo! <3
Fonte: judao
0 comentários:
Postar um comentário